A maioria dos bebés costuma gostar do momento do banho, no entanto há sempre exceções. A água é um meio que lhes é conhecido e costumam sentir-se cómodos.higiene bebes.

O que é certo é que não costumam gostar de despir-se nem a sensação de nudez já que se sentem desprotegidos. No entanto se lhes estivermos a tocar e a acariciar constantemente eles ficam mais calmos.

Na primeira etapa do bebé, o momento do banho vai mais além de uma simples higiene. Um bebé suja-se pouco, não sua, não deita cheiro e por isso devemos aproveitar o momento e a rotina do banho para partilhar o tempo com ele e fortalecer o vínculo. Realmente não é necessário dar banho ao bebé diariamente, mas estabelecer esta rotina vai ajudar a cementar as bases dos bons hábitos de higiene e, como temos dito, servirá para nos relacionarmos intimamente com ele.

Como devemos preparar o momento do banho?

  • O ideal é que temperatura ambiente esteja entre os 20-25 graus.
  • A água da banheira deve estar entre os 35 e os 37 graus e é suficiente enche-la uns 7 cm.
  • Ter á mão todos os objetos e produtos que vai necessitar. Normalmente deverão ser:
  • 100% algodão e com capuz já que os bebés perdem muito calor corporal pela cabeça
  • Termómetro para a água e para a casa. Há alguns que servem para as duas coisas e é menos uma coisa a comprar.
  • O ideal é que sejam de fibra natural.
  • Gel-Shampoo, loção hidratante, creme para o rabinho, colónia, etc. Se a rotina diária do banho for estabelecida não é necessário utilizar estes produtos sempre, mas utiliza-los 3-4 vezes por semana é suficiente e o resto das vezes lavar só com água incidindo nas zonas de pregas (axilas, pernas e rabinho). Assegure-se de que os produtos que utiliza são específicos para o bebé com a composição e PH adequados para a sua pele, sem perfumes nem parabenos.
  • Tesoura para as unhas, aspirador nasal, pente, soro e gazes. É bom tê-los à mão para quando poder fazer faltar. Em principio é suficiente cortar as unhas das mãos apenas uma vez por semana.
  • Escova ou pente para o cabelo e colónia infantil para que os nossos bebés fiquem ainda mais giros.
  • Fralda e a roupa que lhe vamos vestir.

Como Devemos Dar Banho ao Bebé?

Muito pausadamente tiramos-lhe a roupa entre carícias e falando com ele. Posteriormente seguramos a sua cabeça com o nosso antebraço e seguramo-lo pela sua axila. bañar al bebeCom a outra mão, por baixo do rabinho agarramos-lhe a coxa.

Colocamo-lo na banheira lentamente, começando pelos pés. Com uma mão seguramos a sua cabeça e com a outra enxaguamo-lo com água e passamos a esponja com o sabão. Devemos prestar atenção às zonas com dobras, entre os dedos das mãos e dos pés e por trás das orelhas.

Para limpar a zona posterior, costas, nuca e rabinho, damos-lhe lentamente a volta apoiando-o no nosso antebraço.

Deixamos a cabeça para o fim. Se o bebé tem crosta láctea não devemos insistir nessa zona a não ser que o pediatra nos tenha receitado algum produto específico.

Uma vez terminado o banho, tiramo-lo lentamente e colocamo-lo sobre o nosso peito onde estará colocada uma toalha e tapamos-lhe a cabeça para evitar a descida de temperatura. Posteriormente colocamo-lo no trocador ou no local onde o vamos vestir.

Que cuidados devemos ter depois do banho?

Após estar no trocador devemos secar o nosso bebé de forma suave e delicada. No entanto deve ter-se o cuidado de limpar muito bem as zonas de pregas certificando-se que ficam bem secas. Devemos ter especial atenção com a zona atrás das orelhas e do queixo. Os dedos dos pés e das mãos devem ser secos um a um para que não fique humidade entre eles. Nas dobras dos braços e das pernas devemos secar com delicadeza para evitar irritações.

É bom aplicar sempre um pouco de loção hidratante e um pouco de creme para as assaduras.

Quando for necessário limpamos os olhos e a boca com uma gaze e soro, cortamos as unhas e tiramos o muco com um aspirador nasal.

Compartilhe com seus amigos!

Add comment


Security code
Refresh