A OMS recomenda que os bebés se alimentem exclusivamente de leite materno durante os seis primeiros meses de vida. Esta forma de alimentação é a melhor para que os pequeninos se desenvolvam e cresçam da melhor maneira. Além disso, o leite materno é muito bom para a sua saúde!

No entanto, em determinadas ocasiões, não é possível que os bebés se alimentem com o leite do peito da sua mãe. Nestes casos, é necessário recorrer ao uso de leite de fórmula e, por isso, ao uso do biberão. Esta opção é igualmente válida nestas situações, mas é importante que saibamos como devemos atuar.

Mas não é este o único uso do biberão! Também se pode utilizar para dar leite materno que previamente se armazenou quando a mamã usa uma bomba tira-leite.

Hoje, vamos falar sobre os passos que devemos seguir para preparar corretamente um biberão. Desta forma, certificamo-nos de que a alimentação do nosso bebé está a ser feita corretamente. Assim, em princípio, não haverá qualquer problema.

Que passos devemos seguir para preparar o biberão?

1 Esterilizar

Antes de preparar o biberão, é importante que seja lavado com água e sabão com a ajuda de um escovilhão biberão. Isto deve ser feito imediatamente após cada toma para evitar que restos da preparação fiquem agarrados ao biberão. Se houver leite agarrado, um truque é utilizar sal gordo.

Mesmo assim, é necessário esterilizar o biberão para eliminar as bactérias imediatamente após cada toma. No entanto, à medida que o bebé cresce, este processo será feito com menos frequência, pois o seu sistema imunológico estará mais desenvolvido.

Para efetuar a esterilização, podemos utilizar um esterilizador elétrico. Se preferir uma opção mais económica, também pode utilizar um esterilizador de micro-ondas ou bolsas de esterilização para micro-ondas que são ideais para quando não estamos em casa.

2 Preparar a água

Em primeiro lugar, deve ver a quantidade de leite que tem que beber o bebé. Assim, pode saber que quantidade de água tem que aquecer. O normal é que, na toma, adicione 30 mililitros de água por cada medida de leite em pó.

Se a água da vossa zona pode ser consumida, deve fervê-la durante dois minutos, aproximadamente. Se utiliza água engarrafada, esta deve ser de fraca mineralização – na etiqueta deve estar indicado que é adequada para a alimentação dos bebés lactentes. Em qualquer dos casos, devemos conservar a água num lugar fresco, seco e sem exposição à luz do sol. Quando a água estiver pronta, é hora de aquecer o biberão. Para isso, pode utilizar um aquecedor de biberões elétrico ou um micro-ondas.

3 Adicionar o leite de fórmula

Quando a água estiver preparada, deve adicionar o leite de fórmula. Como já mencionámos, tem que adicionar uma medida de leite por cada 30 mililitros de água. É imprescindível que nunca adicione menos ou mais do que o indicado pelo fabricante ou pelo pediatra. Se adicionar menos, o bebé vai alimentar-se à base de água; se adicionar mais, pode provocar uma desidratação ou problemas renais e digestivos.

Na hora de preparar o biberão, é necessário que adicione sempre primeiro a água e logo de seguida o leite. Se fizer ao contrário, é possível que não adicione a quantidade correta de água. Com isso, iria provocar-se o problema da desidratação do bebé.

4 Realizar a mistura

Na hora de realizar a mistura, não é recomendável que agite o biberão. Se o fizer, é possível que se formem bolhas de ar que o bebé engolirá, dando lugar às cólicas do lactente. A melhor opção é mexer a mistura com uma colher ou mover o biberão com as nossas mãos, como se tivesse um rolo entre as mãos.

5 Comprovar a temperatura do biberão

Quando o biberão estiver quente, deve certificar-se de que a sua temperatura é a ideal. O adequado é que tenha uns 36-37º, que é a temperatura do leite materno e do corpo humano. Para isso, pode utilizar um termómetro, mas também existe a opção de recorrer à forma tradicional, ou seja, verter umas gotas no nosso pulso para se certificarmos de que o leite não está muito quente. Se necessitar de arrefecer o biberão, pode coloca-lo debaixo da torneira para passar por água fria.

Outros

Se quer preparar vários biberões de uma só vez, é importante que saiba que pode conserva-los no frigorífico até ao máximo de 24 horas. Isso sim, só se os preparou com água fria e não os aqueceu anteriormente. Também é importante que, uma vez que tenha preparado uma toma que o bebé já começou a tomar, não a guarde. A razão é simples: a toma pode encher-se de bactérias e estas podem pôr em risco a saúde do pequenito. Assim que acabar a toma, ainda que fique algum leite no biberão, devemos deitá-lo fora.

Add comment


Security code
Refresh