Já vamos a meio de dezembro!! Neste ultimo mês do ano, o Natal instala-se nas nossas vidas durante um curto período de tempo. É o começo de algumas celebrações. É uma época de magia, especialmente quando o nosso bebé a vive connosco.

É o primeiro Natal do bebé. E, ainda que não entenda muito bem o que está a acontecer ao seu redor, a nossa vontade é partilhar com ele cada momento.

Sem demora, há uma serie de fatores que devemos de ter em conta e que em algumas ocasiões, até nos esquecemos deles. Temos que ter a consciência de que o nosso filho não deixa de ser um bebé e, como tal, tem as suas necessidades, independentemente da época do ano em que estamos.

Hoje, deixamos-lhe aqui alguns conselhos que devem ser seguidos para que o primeiro Natal do bebé seja um êxito. Desta forma, poderemos disfrutar com toda a família sem renunciar os cuidados do nossopequenito. Tome nota!

O ambiente

Os mais pequenos são muito sensíveis aos estímulos desconhecidos. Por isso, é recomendável não ir a festas e reuniões com excesso de ruído. Não acontece nada se num ano tivermos que “recusar” uma determinada celebração. O importante é que o bebé também disfrute!

Nas reuniões familiares, temos que evitar que o bebé passe de pessoa para pessoa. É normal que haja entusiasmo pelo novo membro da família, mas estas caras são desconhecidas para ele, e por isso podem causar confusão, mal-estar e incómodo.

Nos desfiles, os pequenitos podem disfrutar como crianças, mas é imprescindível que tenhamos cuidado com os ruídos ou caminhadas longas. E já agora, também com os grandes aglomerados de pessoas!

As reuniões

Pelo menos no primeiro ano, é recomendado que as reuniões famílias sejam na nossa casa. Desta forma, o bebé estará mais relaxado pois conhece o local em que se encontra. É importante que se sinta sempre confortável.

Se não fizermos em nossa casa, devemos certificarmo-nos de que há um local tranquilo no qual o bebé possa estar. Mesmo assim, é muito importante que este esteja entretido. Por exemplo, podemos dar-lhe um joguinho novo. Estará tão entusiasmado que não notará a diferença.

Seja como for, o lugar onde se celebrar o jantar deve estar “livre” de perigos para o bebé. Temos que ter especial cuidado com a comida, mas também com os outros elementos como os enfeites de natal e o álcool. Já sabemos que os bebés adoram explorar! ?

Conselho! A árvore de Natal deve estar sempre longe do alcance do bebé.

O sono

Na época natalícia, não há problema nenhum se o bebé se deitar mais tarde do que o habitual. No entanto, é recomendado que durma a sesta para que assim possa estar acordado até mais tarde. Se, pelo contrário, esta opção não for viável, temos que nos certificar de que existe um espaço tranquilo no qual o bebé possa descansar sem interromper os seus horários de sono.

Atenção! Esta “rotina” só deve ser levada a cabo durante as festas da época. Em dias normais, e uma vez finalizada esta época, é muito importante que o bebé recupere os seus hábitos.

A alimentação

Durante o Natal, os adultos põem de lado a sua dieta habitual. No entanto, as crianças devem continuar com a alimentação que têm habitualmente. É normal que, em algum momento, lhe apeteça provar algo diferente, especialmente um doce. Se isto acontecer, só o devemos fazer se o bebé for suficientemente grande e sempre com muito cuidado.

Se o bebé não estiver acostumado a refeições e eventos familiares que durem até mais tarde do que o normal, é recomendado que o bebé coma mais cedo do que os outros. É uma época especial, mas temos que respeitar os seus horários para que não haja desajustes.

Os elementos festivos

É natural pensar que o bebé não está consciente do que acontece ao seu redor, mas o certo é que, os elementos festivos, como as decorações e as luzes, estimulam os seus sentidos. No entanto, podemos fazer com que participem nas festas, ainda que seja de forma indireta. Podemos ler-lhes contos natalícios, cantar musicas de natal ou coloca-los junto a nós na hora de decorar a árvore, sempre com cuidado para que não alcance alguma peça com a qual se possa engasgar.

Compartilhe com seus amigos!

Add comment


Security code
Refresh