Existe uma variedade de transtornos que inquietam os nossos bebés e devido ao facto de ele não nos poder dizer o que se passa, devemos ser nós a tentar interpretar os sinais.

Todas as pessoas em certa altura da sua vida padecem de gases, mas os bebés sofrem mais devido ao facto de o seu sistema digestivo não estar adaptado e custa-lhe a processar o alimento nos seus primeiros meses de vida.

Os gases são causados pelo ar que entra ou que se produz no interior do nosso corpo e que precisamos de expulsar.

Se o nosso bebé continuar a recusar comer, chora, mostra-se inquieto… é possível que tenha gases. Mesmo assim, se observarmos que o problema se prolonga durante muito tempo e não sabemos nem a origem nem o porquê, o recomendado é ir ao pediatra ou especialista para averiguar as possíveis causas.

O que podemos fazer para evitar os gases?

➤ Se vamos alimentar o nosso bebé através da amamentação, é importante que durante a toma se encontre na posição correta (vertical ou semivertical), para isso é recomendado usar um travesseiro ou uma almofada.

➤ Na alimentação com biberão também é importante que o bebé se encontre confortável e em posição angular, de maneira a que, quando inclinemos o biberão, a tetina esteja sempre cheia durante a toma, evitando assim, a ingestão de ar.

 

Posturas para que o bebé arrote.
Visto em Su bebé

Na hora de escolher um biberão para reduzir os gases, é aconselhável escolher os que têm sistema de ventilação completa para reduzir ao máximo a ingestão de ar.  Os biberões Dr. Brown’s Options são os únicos no mercado com um sistema completo que ajuda à digestão, reduzindo os gases, cólicas e regurgitações. Além disso também reduzem o risco de padecer de otite e ajudam a conservar as vitaminas A, C e E.

➤ Não esperar que o nosso bebé se encontre demasiado esfomeado. Se o bebé come com ansiedade irá succionar mais rápido e de forma mais intensa favorecendo que engula ar. É melhor alimentá-los quando pedem e erradicar o “ainda não é hora da toma”!

➤ Tirar o ar várias vezes durante a toma para evitar a sua acumulação no estômago do bebé.

Soluções para acalmar os gases

➤ Fazer-lhe alguns exercícios também podem ajudar na eliminação dos gases. Por exemplo, cada vez que se vá mudar a fralda ou depois do banho, podemos colocar o bebé de boca para cima, seguramos os pés e movemos as suas pernitas como se estivessem a pedalar na bicicleta. Este movimento alivia os gases e os incómodos estomacais.

➤ Massaje com as pontas dos dedos a sua barriguita suavemente em círculos no sentido dos ponteiros do relógio, conseguindo que relaxe e assim ajudamos a que o ar acumulado possa sair.

➤ Ofereça uma chupeta pois a alguns bebés proporciona um relaxamento imediato.

➤ Colocar calor sobre a sua barriguita com um pano ou sacos especiais com água tépida.

 Se a inquietação, o choro ou a dor persistem, o melhor é ir a uma consulta ao pediatra do bebé para que o examine, descarte outras patologias ou mande fazer um tratamento especial para isso.

Conhece alguns remédios para aliviar os gases nos bebés? Partilhe connosco!

 

Add comment


Security code
Refresh