A Organização Mundial de Saúde recomenda a alimentação exclusiva de leite materno durante os seis primeiros meses, mas, passado este tempo, podemos incorporar novos alimentos na sua dieta. A partir do sexto mês de vida, os nossos bebés podem começar a alimentação complementar.

 

Os primeiros alimentos sólidos que os bebés provam são as frutas e as verduras. Estas têm um sabor doce, pelo que os bebés aceitam a mudança da melhor forma. Temos de ter em conta que é possível que só tenham consumido leite durante a sua curta vida, pelo que a introdução de novos alimentos deve ser progressiva.

Agora que o outono já se instalou nas nossas vidas, vamos falar sobre os benefícios das frutas de outono. Assim, saberão quais são as melhores para os vossos bebés.

 

Figo

Os figos são bons, graças ao seu elevado nível de fibra, para melhorar o trânsito intestinal. Assim, promove a digestão e evitam a prisão de ventre. Além disso, são ricos em potássio, por isso são ideais para quem padece de problemas do coração: controla o sistema nervoso e o ritmo cardíaco.

Por outro lado, caracterizam-se por conterem vitaminas A, B e C. Com estas, melhoram os nossos ossos e a pele, entre outros, reduzem-se as possibilidades de sofrer anemia.

 

Pera

A pera é a fruta perfeita para os bebés que padecem de diabetes, pois ajuda a controlar o nível de glucose no seu sangue. Assim, evitam-se diferentes problemas de açúcar. Tem 80% de água na sua composição, e por isso é hidratante. Mas também é rica em fibra e potássio, o que a torna numa grande aliada para evitar a prisão de ventre.

 

Maçã 

Assim como a pera, 80% da composição desta fruta é água. Por isso mesmo, é um alimento muito hidratante. Também é diurético e rico em potássio, o qual reduz a pressão arterial quando está elevada. Alem disso, é rica em vitaminas, especialmente E, o que torna a maçã num importante antioxidante para o organismo. Assim como o figo, também é boa para a prisão de ventre graças às fibras que contém.

 

Kiwi

O principal nutriente do kiwi é a vitamina C, que ajuda a melhorar o sistema imunitário. Alem disso, reduz as possibilidades de padecer de cancro, alergias e diminui a hipertensão. Também conta com a vitamina C, a qual melhora a circulação do sangue.

E há mais! É rico em fibra, o que alivia a prisão de ventre e melhora o trânsito intestinal. Também tem magnésio, cálcio e potássio. É, por isso, perfeito para melhorar o sistema ósseo.

 

Frutos vermelhos

Os principais frutos vermelhos de outono são os arandos, as framboesas e as amoras. Os primeiros são antioxidantes e reduzem as possibilidades de padecer de doenças cardiovasculares e cancro. As framboesas têm um alto teor de vitamina C, e por isso é também uma fruta antioxidante. Por último, as amoras, que são perfeitas para reduzir o colesterol no organismo. Assim como as anteriores, são muito boas para prevenir as doenças cardiovasculares.

 

Romã

De todas as frutas existentes, a romã é uma das que mais benefícios tem para o organismo. Tem componentes antibacterianos que nos protegem de diferentes fungos e bactérias. Também é boa para evitar as doenças cardiovasculares.

Alem disso, é rica em vitamina A, B5, C e E e em antioxidantes. Por isso, é uma fruta perfeita para impedir o envelhecimento das células.

Assim sendo, as frutas possuem propriedades benéficas ideais para o desenvolvimento dos nossos filhos. No geral, reforçam o funcionamento do sistema digestivo, são um hidratante perfeito, melhoram o funcionamento dos rins e ajudam a fortalecer o sistema ósseo e cardiovascular.

Chegou a hora dos bebés descobrirem o maravilhoso mundo das frutas!

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