O seu bebé vai começar a beber leite de fórmula e não sabe qual deve escolher? Ou talvez vá fazer um aleitamento misto?

Com certeza que já ouviu falar muitas vezes que a maioria dos leites de fórmula de bebés são feitos à base de leite de vaca, mas… sabe o que pode fornecer um leite infantil de cabra à alimentação dos bebés e crianças pequenas? 

Vamos descobrir todos os benefícios que nos oferece o leite de cabra como fórmula infantil. Tome nota!

Benefícios do leite de cabra na alimentação dos nossos bebés:

As propriedades e benefícios do leite de cabra foram demonstrados em numerosos estudos clínicos. Cada vez mais estamos preocupados em ter uma alimentação saudável e equilibrada, e é o leite de cabra o qual está cada vez mais presente na composição de muitos produtos da nossa alimentação como iogurtes, queijos, fórmulas infantis…

Desde que em 2013 a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) aprovou a comercialização na Europa de leites de fórmula infantil à base de leite de cabra, o interesse de profissionais médicos e pais neste tipo de produtos cresceu bastante. Capricare, único leite infantil elaborado à base de leite inteiro de cabra, converteu-se numa referência para pediatras e pais que procuram alternativas que forneçam todos os benefícios nutritivos do leite de cabra.

Porquê escolher uma fórmula infantil feita com leite de cabra e não outra?

  • Um leite de fórmula à base de leite de cabra é mais digestivo, já que as proteínas do leite de cabra são mais bem digeridas  que as proteínas de outras leites, como o leite de vaca. O leite de cabra permite que as enzimas se fragmentem melhor, ajudando a uma melhor digestão.
  • Ajuda a reduzir o refluxo e as regurgitações, favorecendo o esvaziamento gástrico.
  • Ajuda a aliviar a prisão de ventre leve. Os ácidos gordos presentes de forma natural no leite de cabra absorvem-se melhor. Isto permite que o bebé faça cocós menos duros e mais fáceis de expulsar.
  • Conserva mais componentes celulares naturais, como nucleótidos e aminoácidos livres. Isto é deve-se ao facto de o leite de cabra, assim como o leite humano, tem uma secreção “apócrina”. A diferença do leite de vaca, que tem uma secreção “merócrina”.
  • Tem menor carga alergénica que o leite de vaca. O leite de cabra contém menos quantidade de Alfa S1 Caseína, um dos principais alergénicos que causa a APLV (Alergia à Proteína do leite de Vaca). A pesar disso, podem existir alergias cruzadas e, em casos de APLV, é aconselhável consultar o pediatra antes para saber se é adequado experimentar fórmulas à base de leite de cabra.

Além disso, o leite de cabra contém micronutrientes predominantes que melhoram o seu valor nutritivo em relação ao leite de vaca, como vitaminas A, B2, B3 e D, e minerais como fósforo, magnésio e potássio. A vitamina A, por exemplo, é fundamental para o desenvolvimento da visão e o imunológico. O leite de cabra é também rico em cálcio, que é melhor absorvido em combinação com a vitamina D, sendo ambos os elementos essenciais para o desenvolvimento e manutenção dos ossos e dentes.

E você, que fórmula está a pensar dar ou já deu ao seu bebé? 

 

Add comment


Security code
Refresh